Reflexões… :: Escalas exóticas

16 de Junho, 2016
Como um hipopótamo lida com um campo de flores.

Esta é a versão original do artigo Escalas exóticas. Se preferir, leia a versão atualizada.


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No último artigo falei sobre os modos gregos. Dando continuidade, falarei de algumas escalas exóticas.

Escalas exóticas são aquelas que, em nenhuma modulação casam com a escaladiatônica.

É impossível abordar completamente todas as escalas exóticas, pois,matematicamente falando, são 2.041 escalas1, se não desconsiderarmos as interpermutáveis entre si. Vou me ater a fazer um apanhado de algumas poucas mais importantes, que todo músico deveria dominar.

[update 2016-06-19]

1Eliminando-se as permutações, sobram 350 escalas exóticas possíveis.

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Modos gregos

Antes de começarmos, vou apenas colocar aqui um resumo dos modos gregos:

Modo
Lídiosolsimi
Jônicosolsimi
Mixolídiosolsimi
Dóricosolsimi
Eólicosolsimi
Frígiosolsimi
Lócriosolsimi

Representei aqui os graus na escala de fá em vez de outro tou ou em vez deusar os nomes relativos para mostrar que cada modo é exatamente igual ao anterior, aprecescentando-se apenas um bemol.

Repare também que o grau alterado de um modo para outro é sempre o a quartado grau alterado no modo anterior.

Escala superlócria

Eram apenas seis modos gregos clássicos. Observando-se os acidentes na escalade fá vemos que começamos com nenhum acidente no modo lídio, um acidente no no modo jônico, e assim até cinco acidentes no modo frígio.

Acadêmicos acrescentaram um acidente sobre o modo frígio, seguindo a ordem dequartas, e assim criaram o modo lócrio, que é o último modo possível da escala diatônica – sete graus, sete modos.

Porém nada nos impede de continuar acrescentando acidentes sobre as quartas,apenas a escala resultante não é mais intermutável com a escala diatônica.

Acrescentando-se um oitavo acidente ao quarto grau, temos a escalasuperlócria:

ⅠJⅡmⅢmⅣ-Ⅴ-ⅥmⅦm
solsi♭♭mi

A escala superlócria também pode ser entendida como o modo jônico com atônica aumentada:

Ⅰ+ⅡMⅢMⅣJⅤJⅥMⅦM
solsimi

Escala clássica menor

Esta é uma escala mista, combinando-se o primeiro tetracorde do modo eólicocom o segundo tetracorde do modo jônico:

Modo eólicoⅠJⅡMⅢmⅣJⅤJⅥmⅦm
solsimi
Modo jônicoⅠJⅡMⅢMⅣJⅤJⅥMⅦM
solsimi
Escala menorⅠJⅡMⅢmⅣJⅤJⅥMⅦM
solsimi

Esta escala é muito usada na música erudita.

Escala de blues

De origem mista afro-americana, o blues traz elementos tanto europeus, quanto africanos.

Como música africana, o blues é modal.

Escala modal é aquela em que não é possível determinar se seu modo é maior oumenor. Esse efeito é obtido mascarando a mediante – omitindo-a ou duplicando-a, usando as terças menor e maior na mesma escala.

Observação: alguns estudiosos dizem ser possível determinar o modo pelosexto grau quando a mediante é omitida.

O blues usa duas mediantes, maior e menor, com a restrição de que a evolução entre elas deve ser sempre ascendente – da menor para a maior, mesmo em evoluções descendentes.

Outra característica não-europeia do blues é a presença do trítono, grau intermediário entre a subdominante (quarta) e a dominante (quinta), abolido pela Igreja Católica por ser considerado Diabŏlus in Musĭca.

O sétimo grau da escala do blues é menor (da dominante), porém é aceita a sensível na chamada da tônica para descanso.

Por último, a segunda não faz parte da escala, mas também é aceita na chamada da tônica para descanso.

A escala fica assim na ascendente:

ⅠJⅢmⅢMⅣJTⅤJⅦm(ⅦM)ⅧJ
sisimi(mi)

E na descendente:

ⅧJⅦmⅤJTⅣJⅢmⅢM(ⅡM)ⅠJ
misisi(sol)
[update 2016-06-23]

Além dos graus principais da escala de blues, blueseiros costumam usar de modo ligeiramente criterioso praticamente todos os acidentes de intervalos, transformado o uso real da escala de blues num verdadeiro representante da escola dodecafônica.

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Escala nordestina

A escala nordestina, também chamada de lídia ♭7, assim como a menor, é também uma escala mista: consiste no primeiro tetracorde do modo lídio sob o segundo tetracorde do modo dórico.

Modo lídioⅠJⅡMⅢmⅣ+ⅤJⅥMⅦM
solsimi
Modo dóricoⅠJⅡMⅢmⅣJⅤJⅥMⅦm
solsimi
Escala nordestinaⅠJⅡMⅢMⅣ+ⅤJⅥMⅦm
solsimi

Repare que a escala nordestina é intermutável com a escala menor: equivale àescala menor modulada pelo quarto grau.

Escala harmônica

Consiste no modo eólico com a sétima sensível:

ⅠJⅡMⅢmⅣJⅤJⅥmⅦM
solsimi

A passagem mais característica nesta escala é o intervalo de tom e meio entreo sexto e o sétimo graus. Todo o restante é bem trivial.

Há uma outra escala comumente chamada harmônica maior, que consiste no modojônico com a segunda menor:

ⅠJⅡmⅢMⅣJⅤJⅥMⅦM
solsimi

Também cria o itervalo característico de tom e meio, desta vez entre o segundoe o terceiro graus.

Os nomes técnicos são eólica 7+ e jônica ♭9.

Escala cigana

Escalas ciganas ou húngaras são variantes da escala harmônica (menor). Há doisvariantes:

A primeira é igual à escala harmônica, subindo a quarta para o trítono:

ⅠJⅡMⅢmⅣ+ⅤJⅥmⅦM
solsimi

A segunda é a igual à harmônica, com a segunda menor:

ⅠJⅡmⅢmⅣJⅤJⅥmⅦM
solsimi

Os nomes técnicos são lídia ♭3♭13 e frígia 7+.

Escalas bebop

Escalas bebop são variações das escalas com sétima da dominante, onde é acrescentada a sétima sensível, o que forma uma escala de oito graus.

São tradicionalmente executadas descendentemente, assim a primeira nota de cada par representa um elemento do acorde principal do tom.

A mais simples de todas é a mixolídia bebop:

ⅧJⅦMⅦmⅥMⅤJⅣJⅢMⅡMⅠJ
mimisisol

Tecnicamente há uma escala bebop para cada um dos modos com sétima da dominante – mixolídia, dórica, eólica, frígia e lócria, além de outras modificadas –, mas as duas mais usadas no jazz são a lócria bebop:

ⅧJⅦMⅦmⅥmⅤ-ⅣJⅢmⅡmⅠJ
mimisisol

E a altamente alterada mixolídia bebop ♭9♭13:

ⅧJⅦMⅦmⅥmⅤJⅣJⅢMⅡmⅠJ
mimisisol

Escala diminuta

Já que falamos em jazz, uma escala interessantíssima usada eventualmente é a escala diminuta, que consiste em duas sequências de terças sobrepostas, separadas por meio tom.

Isso gera uma escala simétrica, onde qualquer grau pode ser usado paradescanso – ou, sendo bem honesto, nenhum funciona bem. A sequência de intervalos é semitom, tom, semitom, tom, semitom, tom, semitom e tom.

ⅠJⅡmⅢmⅢMⅣ+ⅤJⅥMⅦm
solsimi

Escala aumentada

[update 2016-06-23]

Bônus!

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Escala aumentada é a principal dentre as escalas hexatônicas e consiste em uma série de tons cheios, nenhum semitom:

ⅠJⅡMⅢMⅣ+Ⅴ+Ⅵ+
solsi

Esta foi apenas uma pequena exposição das escalas exóticas que pessoalmenteconsidero importante que todo músico conheça bem.

Pretendo falar especificamente de uma ou outra futuramente.

Addendum

Relação entre intervalos, escalas e trastes em instrumentos temperados de corda; n pode ser corda solta ou um traste qualquer onde esteja o tom desejado:

EscalaⅠJⅡmⅡMⅢmⅢMⅣJTⅤJⅥmⅥMⅦmⅦMⅧJ
Modo lídio
Modo jônico
Modo mixolídio
Modo dórico
Modo eólico
Modo frígio
Modo lócrio
Superlócria
Clássica
Blues
Nordestina
Harmônica (menor)
Harmônica maior
Cigana1
Cigana2
Lócria bebop
Mixolídia bebop ♭9♭13
Diminuta
Aumentada
Trastenn+1n+2n+3n+4n+5n+6n+7n+8n+9n+10n+11n+12