Reflexões… :: Sete programas de Bolsa de Estudo

14 de Maio, 2018
Um hipopótamo num campo de flores.
Educaedu Brasil

Vi um artigo interessante da Liliana Diaz sobre sete programas de bolsa de estudo no Brasil no Educaedu Brasil e vou citar alguns trechos aqui.

O artigo sugere sete bolsas de estudo para quem está com dificuldade em financiar sua faculdade:

PROUNI

O PROUNI é o programa de bolsas de estudo mais conhecido do país. Desenvolvido pelo Governo Federal, oferece bolsas para instituições de ensino particulares do país todo. Para concorrer às bolsas do Prouni o estudante precisa obter mais de 450 pontos na prova do ENEM e não zerar na redação. A renda familiar per capita também é levada em consideração e o mais importante é ter cursado todo o ensino médio em escola pública.

Educa mais Brasil

Diferentemente do Prouni, o Educa Mais Brasil é um programa realizado por iniciativa privada. Também tem como objetivo principal a inclusão de jovens brasileiros de baixa renda em instituições particulares. Oferece bolsas de estudo que vão do ensino fundamental ao superior e podem variar entre 30 e 70% sobre o valor total da mensalidade.

Programa Senac de Gratuidade

O Senac em 2008 decidiu criar o PSG, no qual trabalha promovendo a inclusão social dos brasileiros através de bolsas de estudo para cursos com mais de 160 horas de duração em diferentes áreas de conhecimento no país todo. O PSG foi pensado para pessoas com poucos recursos financeiros e exige apenas que o aluno tenha renda mensal máxima de 2 salários mínimos por pessoa na família, além de não estar matriculado em curso igual ou no mesmo período no Senac, entre outras especificações.

Quero Bolsa

No programa quero bolsa o estudante pode fazer uma busca para encontrar um curso de graduação ou pós pelo preço que puder pagar, o programa atualmente tem parceria com mais de 1200 faculdades particulares do Brasil todo e os descontos podem chegar a 75% do valor da mensalidade.

O candidato pode solicitar bolsas para cursos de todas as áreas do conhecimento nas seguintes modalidades de ensino: cursos livres, cursos técnicos, graduação e pós graduação.

Mais Bolsa

O Mais Bolsa é realizado pelo Governo Federal e oferece bolsas de estudo com até 50% de desconto em mais de 15 mil escolas e faculdades conveniadas com o programa no Brasil todo. O candidato pode escolher uma graduação, pós-graduação, cursos de educação básica, técnicos ou idiomas. É só escolher o tipo de curso e modalidade.

Santander Universidades

O programa Santander Universidade é mantido pelo banco Santander e oferece seis tipos de bolsas aos estudantes brasileiros que querem estudar no exterior. O programa tem parceria com mais de 1.200 instituições do mundo todo e tem como objetivo principal oferecer ao estudante experiências como troca de informações e contato com outras culturas e idiomas.

Fundação Estudar

É um programa criado em 1991 tendo como objetivo principal melhorar o desempenho de jovens promissores do país todo. Os bolsistas deste programa além de recebem o apoio financeiro necessário para seu desenvolvimento pessoal e profissional para estudar nas melhores universidades do mundo, recebem também mentoria e podem participar de diversas atividades pensadas para seu desenvolvimento profissional.

Para participar, o candidato deve ter entre 16 e 34 anos, e deve estar em processo de aceitação ou matriculado na universidade desejada em uma das quatro categorias de bolsa oferecidas pela fundação.


Leia o artigo completo seguindo este link.

Educação e Cultura | Reblog